Detalhamento das atividades

A seguir, estão listadas as as fases do processo de Gestão e Execução de Contratos de TI.
Clique em cada uma das fases para ver o detalhamento das ações.

FASE: INÍCIO DO CONTRATO Artefatos associados

O que fazer?

  • Ler contrato e aditivos
  • Ler Projeto Básico
  • Ler Edital

Porque fazer?

Para o fiscal se inteirar do contrato e das especificações técnicas e funcionais da contratação. 

Quem faz?

  • Gestor Operacional
  • Fiscais T, A e D

Quando fazer?

Após a assinatura do contrato

Como fazer?

  • Ler o objeto da contratação, forma de execução, forma de fornecimento e prazo de entrega, cronograma de serviços, obrigações da contratada e contratante, condições de pagamento, forma de fiscalização, sanções administrativas, etc.
     
  • Contrato assinado

O que fazer?

Conhecer a proposta comercial da contratada

Porque fazer?

Para o fiscal ampliar sua compreensão sobre o objeto contratado.

Quem faz?

  • Fiscais T, A e D

Quando fazer?

Após a conclusão do certame licitatório.

Como fazer?

  • Ler os itens da proposta, condições e preços, planilha de custo e de formação de preço.
     
  • Proposta comercial

O que fazer?

Elaborar o modelo de execução do contrato

Porque fazer?

Para definir os principais procedimentos da execução contratual, contemplando as condições necessárias ao fornecimento da Solução de Tecnologia da Informação.

Quem faz?

  • Fiscais T, A e D + Apoio do Gabinete da DTI

Quando fazer?

Após a assinatura do contrato

Como fazer?

Definir os procedimentos necessários e suficientes ao adequado fornecimento da solução de TI, contemplando no mínimo:

  • Fixação das rotinas de execução: prazos, horários de fornecimento de bens ou prestação de serviços, locais de entrega, documentação exigida, padrões de qualidade e desempenho, relatórios da prestação do serviço, controles e papéis e responsabilidade;
  • Quantificação da entrega de bens ou estimativa prévia do volume de serviços demandados;
  • Definição dos mecanismos formais de comunicação entre a contratada e a Administração (preferencialmente Ordens de Serviço ou Fornecimento de Bens);
  • Forma de Pagamento;
  • Elaboração de documentos: termo de compromisso, termo de ciência das normas de segurança, etc.
     
  • DTIGC_ME - Modelo de execução do contrato
  • DTIGC_TC - Termo de compromisso
  •  DTIGC_TCI - Termo de ciência

O que fazer?

Elaborar o modelo de gestão do contrato

Porque fazer?

Para definir os mecanismos necessários à gestão e fiscalização da solução de TI, com a finalidade de minimizar os riscos de falha no fornecimento do objeto contratual, e para contemplar as condições para gestão e fiscalização do contrato.

Quem faz?

  • Fiscais T, A e D + Apoio do Gabinete da DTI

Quando fazer?

Após a assinatura do contrato

Como fazer?

Contemplar os seguintes controles:

  • Fixação dos Critérios de Aceitação dos serviços prestados ou bens fornecidos, abrangendo métricas, indicadores e níveis de serviços; 
  • Procedimentos de teste e inspeção, para fins de elaboração dos Termos de Recebimento Provisório e Definitivo, abrangendo a metodologia, as formas de avaliação da qualidade e adequação da solução de TI às especificações funcionais e tecnológicas;
  • Fixação dos valores e procedimentos para retenção ou glosa no pagamento, sem prejuízo das sanções cabíveis;
  • Definição clara e detalhada das sanções administrativas;
  • Procedimentos para emissão de nota fiscal e pagamento, descontados os valores oriundos da aplicação de eventuais glosas ou sanções.
     
  • DTIGC_MG - Modelo de gestão do contrato

O que fazer?

Elaborar Plano de Inserção da contratada

Porque fazer?

Para prever atividades iniciais para que a contratada possa iniciar o fornecimento da solução de TI.

Quem faz?

  • Gestor Operacional
  • Fiscais T, A e D + Apoio do Gabinete da DTI

Quando fazer?

Após a assinatura do contrato

Como fazer?

  • Detalhar o repasse de conhecimentos necessários à prestação dos serviços ou fornecimento de bens e a disponibilização de infraestrutura à contratada, se for o caso.
     
  • DTIGC_PI - Plano de inserção

O que fazer?

Elaborar Plano de Fiscalização

Porque fazer?

Para definir o processo de fiscalização.

Quem faz?

  • Fiscais T, A e D + Apoio do Gabinete da DTI

Quando fazer?

Após a assinatura do contrato

Como fazer?

Descrever:

  • A metodologia de fiscalização;
  • Documentos;
  • Ferramentas e controles adotados, computacionais ou não;
  • Recursos materiais e humanos disponíveis. Alguns exemplos de ferramentas de controle são as Listas de Verificação e de roteiros de testes, dependendo dos recursos disponíveis para sua aplicação.
  • DTIGC_PF - Plano de fiscalização

O que fazer?

Realizar reunião inicial com contratada e fiscais

Porque fazer?

Para a contratada:

  • Apresentar seu preposto;
  • Entregar termo de compromisso e termo de ciência;
  • Prestar esclarecimentos sobre questões operacionais, administrativas e de gestão do contrato.

Quem faz?

  • Gestor Operacional convoca a reunião com a participação dos fiscais, contratada e intervenientes

Quando fazer?

Após a assinatura do contrato e após finalização dos planos de inserção e fiscalização.

Como fazer?

  • Encaminhar e-mail de convocação;
  • Juntar e-mail nos autos.
  • DTIGC_AR - Ata reunião
  • DTIGC_TC - Termo de compromisso
  • DTIGC_TCI - Termo de ciência

 

FASE: ENCAMINHAMENTO DE DEMANDAS Artefatos associados

O que fazer?

Solicitar serviço ou fornecimento de bens

Porque fazer?

Para formalizar e controlar o encaminhamento das demandas, aprimorando o planejamento da contratação com o objetivo de garantir que os prazos de entrega dos bens e serviços da solução de TI, estejam dentro do prazo de vigência contratual.

Quem faz?

  • Fiscal técnico
  • Fiscal demandante

Quando fazer?

Quando da necessidade de um serviço ou bem.

Como fazer?

Descrever, no mínimo:

  • A definição e especificação dos serviços a serem realizados ou bens a serem fornecidos;
  • O volume de serviços a serem realizados ou a quantidade de bens a serem fornecidos segundo as métricas definidas em contrato;
  • O cronograma de realização dos serviços ou entrega dos bens, incluídas todas as tarefas significativas e seus respectivos prazos; e
  • A identificação dos responsáveis pela solicitação na demandante da solução.
     
  • DTIGC_OS – Ordem de fornecimento de bem ou serviço

FASE: MONITORAMENTO DA EXECUÇÃO CONTRATUAL Artefatos associados

O que fazer?

Receber bem ou serviço provisoriamente

Porque fazer?

Para declarar formalmente que os serviços/bens elencados na Ordem de Serviço/Fornecimento de Bens foram entregues para posterior análise das conformidades de qualidade baseadas nos critérios de aceitação

Quem faz?

  • Fiscal técnico

Quando fazer?

Quando da prestação do serviço ou fornecimento do bem.

Como fazer?

  • Preencher o Termo de recebimento provisório
     
  • DTIGC_TRP - Termo de recebimento provisório

O que fazer?

Avaliar a qualidade do serviço realizado ou bem entregue

Porque fazer?

Para verificar se o objeto entregue está de acordo com as especificações técnicas e demais requisitos contratuais.

Quem faz?

  • Fiscais T e D

Quando fazer?

Quando da prestação do serviço ou fornecimento do bem.

Como fazer?

  • Avaliar a qualidade dos serviços realizados ou dos bens entregues e justificativas, a partir da aplicação de listas de verificação e de acordo com os critérios de aceitação definidos no contrato, a cargo dos fiscais técnico e demandante.
     
 

O que fazer?

Verificar cumprimento do contrato

Porque fazer?

Para verificar se o bem ou serviço entregue está de acordo com os critérios estabelecidos no contrato.

Quem faz?

  • Fiscais T, A e D

Quando fazer?

Quando da prestação do serviço ou fornecimento do bem.

Como fazer?

  • Identificar as não conformidades com os termos contratuais (Fiscais T e D);
  • Verificar a aderência aos termos contratuais (Fiscal A);
  • Verificar a manutenção das condições classificatórias referentes à pontuação obtida e à habilitação técnica (fiscais T e A);
  • Encaminhar as demandas de correção à contratada (fiscal T);
  • Encaminhar a indicação de glosas e sanções para a área administrativa (fiscal T);
  • Confeccionar e assinar o Termo de Recebimento Definitivo para fins de encaminhamento para pagamento (fiscal T e D).
  • Encaminhar ao preposto da contratada autorização para emissão de nota fiscal (fiscal T);
  • Verificar as regularidades fiscais, trabalhistas e previdenciárias para fins de pagamento (fiscal A);
  • Verificar a manutenção da necessidade, economicidade e oportunidade da contratação (fiscal A com apoio do T);
  • Verificar a manutenção das condições definidas nos modelos de execução e de gestão do contrato (fiscais T e D);
  • Encaminhar à área administrativa os eventuais pedidos de modificação contratual (fiscal T); e
  • Manter o Histórico de Gestão do Contrato, contendo registros formais de todas as ocorrências positivas e negativas da execução do contrato, por ordem histórica (fiscal T).
     
  • DTIGC_TRP - Termo de recebimento definitivo

O que fazer?

Preencher Termo de Rejeição

Porque fazer?

Rejeitar os serviços prestados ou bens entregues que estão em desacordo com o que foi definido em contrato.

Quem faz?

  • Gestor Operacional
  • Fiscal T

Quando fazer?

Quando da prestação do serviço ou fornecimento do bem.

Como fazer?

  • Verificar a necessidade da aplicação de sanção contratual;
  • Preencher o Termo de rejeição.
     
  • DTIGC_TR - Termo de rejeição

O que fazer?

Controlar prazo de término da vigência do contrato.

Porque fazer?

O controle do prazo do término da vigência é uma tarefa constante e relacionada diretamente com o monitoramento da execução contratual, faz parte do plano de fiscalização, mas pode ser duplicada em outros documentos.

Quem faz?

  • Fiscais T, A e D + Apoio do Gabinete da DTI

Quando fazer?

Mensalmente.

Como fazer?

  • Verificar o prazo de término da vigência do contrato;
  • Informar os setores responsáveis para prorrogação, nova contratação ou encerramento do contrato;
  • Verificar o empenho e o saldo orçamentário;
  • Se não houver saldo suficiente, fazer remanejamento na DOF;
  • Preencher planilha de controle.
     
  • Empenho
  • Planilha de controle orçamentário.

FASE: TRANSIÇÃO CONTRATUAL Artefatos associados

O que fazer?

Planejar a transição do contrato com vistas ao seu encerramento ou a continuidade contratual com outro fornecedor.

Porque fazer?

Para minimizar o risco de descontinuidade dos serviços prestados ou do fornecimento de bens e garantir o adequado encerramento contratual.

Quem faz?

  • Fiscais T, D e A

Quando fazer?

Próximo do encerramento do contrato permitindo a execução de ações que garantam a continuidade da prestação dos serviços ou fornecimento de bens, ou, se for o caso, a substituição da contratada (prazo para a efetivação de novo processo licitatório).

Como fazer?

As atividades de transição contratual, quando aplicáveis, devem observar:

  • A manutenção dos recursos materiais e humanos necessários à continuidade do negócio por parte da Administração;
  • A entrega de versões finais dos produtos e da documentação;
  • A transferência final de conhecimentos sobre a execução e a manutenção da Solução de Tecnologia da Informação;
  • A devolução de recursos;
  • A revogação de perfis de acesso;
  • A eliminação de caixas postais; e outras que se apliquem. (verificar check-list).
     
  • DTIGC_ME - Modelo de execução do contrato
  • DTIGC_MG - Modelo de gestão do contrato
  • DTIGC_TC
  • Plano de Fiscalização
  • Projeto Básico
  • DTIGC_MG - Modelo de gestão do contrato

FASE: ENCERRAMENTO DO CONTRATO Artefatos associados

O que fazer?

Preencher o termo de encerramento do contrato

Porque fazer?

Para cumprir os aspectos técnicos e legais da contratação e formalizar o seu encerramento.

Quem faz?

  • Gestor Operacional
  • Fiscais T, D e A

Quando fazer?

Após validados todos os critérios de encerramento constantes no contrato e no plano de fiscalização.

Como fazer?

  • Assinar e colher assinatura do termo ao Preposto ou ao Representante Legal da Contratada;
  • Observar o adequado tratamento dos aspectos legais da contratação, considerando os requisitos para o encerramento formal do contrato definidos no Contrato e incluídos no Modelo de Gestão do contrato; 
  • Registrar no Histórico de Gestão do Contrato as lições aprendidas e as melhorias nos processos para o melhor planejamento e realização de futuras contratações;
  • Verificar atividades descritas no check-list.
  • DTIGC_TE – Termo do encerramento do contrato
  • DTIGC_HG - Histórico de Gestão do Contrato