Boletim Informativo n. 1

Você sabe como funciona a segurança da informação no Poder Judiciário catarinense?

Mas, o que é a segurança da informação?

Resumidamente, a segurança da informação é o conjunto de ações que visam proteger as informações que têm valor para a organização, além dos sistemas e dispositivos que processam, armazenam e transmitem essas informações.

Por que é preciso proteger a informação?

A informação tem um valor altamente significativo para as organizações, sejam elas públicas ou privadas, em especial porque o mundo atual gira em torno das informações que são produzidas a todo momento, numa velocidade cada vez maior. A informação contém valor porque é ela que sustenta os pilares da sociedade moderna no tocante a pessoas, processos e tecnologia. Decisões são tomadas com base nessas informações, pois elas representam a inteligência do negócio e são o principal patrimônio das organizações.

E como a segurança da informação funciona?

A segurança da informação visa garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informações que possuem valor para a organização ou para o indivíduo, preservando-as de acordo com as suas necessidades. Ela impede o acesso não autorizado, o roubo, a destruição e a modificação de informações que devem ser protegidas. Além disso, ela abrange a segurança dos recursos humanos, da documentação, do material, das áreas e instalações de recursos tecnológicos e de comunicação. Portanto, a segurança da informação transcende a área de tecnologia da informação para se tornar uma preocupação de toda a organização.

Como o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) está protegendo suas informações?

Por meio da Resolução TJ n. 15 de 4 de julho de 2018, o PJSC instituiu a sua Política de Segurança da Informação (PSI/PJSC). Ela estabelece o provimento de diretrizes estratégicas, responsabilidades, competências e a criação de um sistema de gestão de segurança da informação e de uma equipe de tratamento e resposta a incidentes de segurança da informação. A PSI/PJSC tem por objetivo garantir um ambiente tecnológico controlado e seguro de forma a oferecer todas as informações necessárias com disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade.

Quem é responsável pela segurança da informação no PJSC?

De acordo com a PSI/PJSC, magistrados, servidores, colaboradores e quaisquer pessoas que tenham acesso a informações do PJSC são os responsáveis por garantir a sua segurança. Portanto, a segurança da informação é uma responsabilidade de todos.

Quais são as ações de segurança da informação que o PJSC está realizando?

A Secretaria de Segurança da Informação e Gestão de Riscos (SSIGR) foi criada pela Resolução GP n. 32 de 16 de agosto de 2019, com a finalidade de implementar a PSI/PJSC, entre outras atribuições. Portanto, a partir desse mês, a SSIGR irá promover diversas ações relacionadas à segurança da informação. Fique ligado e conectado conosco.