Publicações e orientações

Ciente da importância do tema segurança da informação, a Diretoria de Tecnologia da Informação destina este espaço para oferecer orientações e publicações pertinentes, com o intuito de compartilhar conhecimento. A participação de todos é indispensável para o sucesso da segurança da informação e das comunicações, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Cultive um comportamento seguro, e oriente as pessoas que convivem com você.

Relatório da pesquisa de comportamento dos usuários frente à SI

A Política de Segurança da Informação (PSI/PJSC) estabelece que os controles de segurança da informação devem ser planejados, aplicados, implementados e, periodicamente, avaliados de acordo com os objetivos institucionais e os riscos para o Poder Judiciário de Santa Catarina - PJSC, razão pela qual a identificação do atual comportamento dos usuários frente à segurança da informação se torna imprescindível.

Como uma das ações associadas ao processo de conscientização, foi aplicado o primeiro questionário de pesquisa junto aos usuários internos e colaboradores (exceto terceirizados) do PJSC com o objetivo de identificar o comportamento e as atitudes destes frente à segurança da informação.

Dicas gerais

Veja as dicas a seguir e busque identificar os riscos aos quais você está exposto. Acesse também as Dicas de TI.

  • Suspenda a sessão de trabalho toda a vez que se ausentar do local onde está o computador que você estava utilizando.
  • Programe o computador que você utiliza para entrar em modo proteção de tela com exigência de senha após dez minutos, por exemplo, de não utilização.
  • Backups, ou cópias de segurança, são extremamente importantes, pois permitem a proteção dos seus dados, a recuperação de versões de sistemas ou documentos, o arquivamento de informações que deseja ou de que precisa.
  • Para documento em papel classificado como confidencial ou que você considere de nível equivalente, guarde-o trancado em armário ou gaveta quando você não estiver utilizando-o nem estiver no local. Destrua-o fisicamente antes de colocá-lo no lixo.
  • Após cada reunião, não deixe nenhum tipo de informação no ambiente da sala: apague o quadro, retire as folhas de flip chart e destrua o material utilizado como rascunho.
  • Ao falar ao telefone ou por e-mail com pessoas externas à organização, certifique-se de que ela realmente é a pessoa que diz ser. Não forneça informação particular de outro usuário. Se necessário, faça você o contato com o usuário.
  • Ao receber um visitante, garanta que ele estará sempre acompanhado por alguém da organização durante a estadia dele nas instalações físicas. Ao final, acompanhe a pessoa até a portaria.

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