Telefonia - Tecnologia da Informação - Poder Judiciário de Santa Catarina
Telefonia
Sistema de Telefonia VoIP
A forma de efetuar ligações telefônicas com o uso de senha, nas unidades do Poder Judiciário, foi alterada. Esta mudança no procedimento abrange o Tribunal de Justiça e todas as comarcas.
A nova forma, que utiliza a tecnologia VoIP, é mais segura e eficiente, pois garante o sigilo e a inviolabilidade da senha, além de possibilitar a sua alteração sem a intervenção do setor de telefonia. Mais que isso, é uma maneira simples e intuitiva de executar as ligações telefônicas, além de já seguir um padrão que será adotado em todo o Estado, além de seguir um padrão que foi adotado em todo o Estado.
Ligações para celular
Visando reduzir o custo das ligações para telefones celulares, o Tribunal de Justiça implementou um novo método para realização destas ligações.
Atualmente, as ligações para telefones celulares são encaminhadas para um servidor específico (servidor de interface celular), onde as ligações saem através de placas de telefonia celular, ou seja, ligações de celular para celular.
Informamos que tais números somente efetuam chamadas, não as recebem, bem como não é possível que o número do ramal de origem seja enviado na identificação da chamada.
Como fazer ligações
Para fazer ligações, apenas digite o número desejado, independentemente do tipo de ligação (local, celular ou interurbano).
A própria central telefônica identificará os casos de ligação para telefone celular ou interurbano e solicitará então que o usuário digite sua matrícula e em seguida a senha. Nesse momento, deve-se digitar a senha seguida do tipo de ligação (1 para ligação particular ou 2 para ligação a serviço).
OBS.: Caso o usuário não informe o tipo de ligação, o sistema avisará que a senha ou a matricula é inválida, e solicitará que a matrícula seja digitada novamente.
Foi criada uma senha para cada usuário, que é idêntica ao seu número de matrícula. Por questões de segurança, o sistema só autorizará ligações após o usuário trocar sua senha, procedimento que poderá ser realizado pelo link "Troca de senha de acesso", disponível também na página Serviços do acesso restrito (mesma página onde é consultado o contracheque).
A nova senha deverá, obrigatoriamente, ser composta por 4 dígitos numéricos.
Exemplo 1: O usuário abc1234 (senha 9999), que deseja fazer uma ligação a serviço para o telefone celular 9602-1523, deve digitar o seguinte:
- 96021523 (número do telefone desejado)
- Sistema solicita que seja informado o número de matrícula
- 1234 (número de matrícula)
- Sistema solicita que seja informada a senha
- 99992 (senha e tipo de ligação. Nesse caso, foi informado 2, configurando ligação a serviço)
Exemplo 2: O usuário abc1234 (senha 9999), que deseja fazer uma ligação particular para o telefone 3201-1523, de São Paulo (DDD 11) deve digitar o seguinte:
- 1132011523 (DDD + número do telefone desejado)
- Sistema solicita que seja informado o número de matrícula
- 1234 (número de matrícula)
- Sistema solicita que seja informada a senha
- 99991 (senha e tipo de ligação. Nesse caso, foi informado 1, configurando ligação particular)
Manual de uso para aparelhos de telefonia VoIP
Operações
Ligar | Ramais (4 dígitos) | ramal+# |
Abreviado (Comarcas - 5 dígitos) | número+# ou códigoSAJdaComarca+ramal+# | |
Local (número com 8 dígitos) | número+ # | |
Celular (número com 8 dígitos) | número + # + matrícula + senha + motivo (1= PARTICULAR/ 2= SERVIÇO) | |
DDD | DDD+número+#+matrícula+senha+motivo (1= PARTICULAR/ 2= SERVIÇO) | |
Capturar | Qualquer ligação do grupo | 8+# ou 8 enter |
ramal específico | 8+ramal+# ou 8+ramal+enter | |
Transferir | Com consulta | *2+ramal (consulta)# (ou desligar) |
Cancelar e retornar Ligação | Durante a consulta, pedir que o ramal desligue ou teclar ** | |
Rechamada | Tecle 6 durante o sinal de ocupado (os 2 tocam após desocupar) | |
Siga-me | Programar | *21+ramal |
Desprogramar | *22 | |
Consultar | *23 | |
*410 | número do ramal | |
*411 | último número interno recebido | |
*412 |
último número externo recebido |
|
*413 | último número interno discado | |
*414 | último número externo discado | |
Ligação para números de utilidade pública e emergência são discados com apenas 3 dígitos |
Exemplo: 190 - Polícia Militar | |
Ligações para números de 4 dígitos, como canais de atendimento de operadoras de telefonia, discados com 0 na frente. | Exemplos: 01052 - Claro 010621 - Claro |
|
Agenda | C:\Documents and Settings\Usuário XXX\Configurações locais\Dados de aplicativos\CounterPath\X-Lite\default_user\settings.cps |
Exceções
Grandstream Polycom | A "#" pode ser substituida pelo botão Enviar ou Transfer. | |
O siga-me pode ser feito intuitivamente seguindo as instruções do menu ">SigaMe" no próprio aparelho. | ||
X-Lite | A "#" pode ser substituída pelo botão ">Send" ou pelo ">Enter" do teclado. | |
Para desligar, o botão "End" pode ser substituído pelo ">Esc" do teclado. |
Ligações para número com prefixo 0300
A Diretoria de Informática esclarece aos senhores usuários que não é permitida a realização de ligações, dos telefones pertencentes ao Poder Judiciário de Santa Catarina, para qualquer número com prefixo 0300, uma vez que esta Instituição NÃO possui contrato com a operadora Embratel, empresa que mantém e tarifa a utilização de tais serviços em caráter exclusivo. Salienta ainda que a única operadora contratada pelo Judiciário catarinense é a Brasil Telecom, prefixo 14, e que quaisquer despesas referentes às ligações realizadas para telefones com prefixo 0300 serão debitadas na folha de pagamento de seus respectivos usuários.
Procedimentos para requisição e baixa de telefones
A Divisão de Telecomunicações da Diretoria de Informática esclarece que a requisição de telefones comuns, de mesa, deve ser feita diretamente à Divisão de Almoxarifado da Diretoria de Material e Patrimônio, por meio do Sistema de Requisição de Materiais.
Neste Sistema, selecione "Requisição normal" e os seguintes itens:
- 4003 - MATERIAIS ESPECIAIS - USO GERAL
- 08198 - APARELHO TELEFÔNICO
A baixa destes equipamentos, também deverá respeitar o procedimento adotado com relação aos outros bens pertencentes ao Poder Judiciário de Santa Catarina.
Mais informações
Seção de Telecomunicações
Divisão de Telecomunicações
Diretoria de Tecnologia da Informação
E-mail: telecom@tjsc.jus.br
Telefones: (48) 3287-2274, 3287-2278 e 3287-2265