A Política Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário, estabelecida na Resolução CNJ n. 240, de 9 de setembro de 2016, dentre outras diretrizes, determina que devem ser asseguradas "oportunidades de desenvolvimento e de aquisição de competências gerenciais aos gestores e potenciais sucessores em condições de igualdade e acessibilidade".

Considera-se gestor todo "magistrado ou servidor que exerce atividades com poder de decisão, liderança de indivíduos e de equipes e, por meio de gestão de pessoas, de recursos, das condições organizacionais e de processos de trabalho, viabilizando o alcance dos resultados institucionais".

Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, adequados a um determinado contexto, permite ao colaborador apresentar o desempenho esperado pela organização.

As competências gerenciais deste Tribunal foram identificadas com base nos princípios da Gestão de Pessoas por Competências e documentadas no processo administrativo n. 13542/2015. Estão relacionadas às atividades de: comunicação, planejamento, desenvolvimento de equipes, gestão de processos de trabalho, gestão do conhecimento, gestão de competências e clima organizacional. O documento que descreve em detalhes estas competências está disponível neste Portal do Servidor.

Neste contexto, o desenvolvimento das competências gerenciais conduz ao autoconhecimento e à reflexão, estimulando a alta performance e contribuindo para a efetividade organizacional no que diz respeito ao planejamento de estratégias, incremento do desempenho e alcance de resultados institucionais.

Para direcionar ações com foco no desenvolvimento gerencial, é necessária a identificação das lacunas de competências, o que pode ser realizado por meio de avaliação de competências gerenciais. Identificadas as necessidades de desenvolvimento, de forma estruturada ou empírica, compete a cada gestor buscar recursos de aprendizagem que contribuam para o desempenho da função gerencial.

Com a finalidade de orientar e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos gestores deste Tribunal, bem como elevar o desempenho organizacional, foram organizados recursos de aprendizagem oferecidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por outros órgãos públicos e por fontes externas, capazes de promover o desenvolvimento das competências gerenciais.

Para saber mais, clique na competência que deseja desenvolver.

 

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E-mail: dgp.ddp@tjsc.jus.br
Telefone: (48) 3287-7534