Perguntas frequentes

Como o COVID-19 se espalha?

Acesse a Cartilha.

Retornei de um país afetado pelo COVID-19, estou sem nenhum sintoma respiratório, como proceder?

Você deve comunicar a vigilância epidemiológica do seu município da sua chegada e permanecer preferencialmente em casa, evitando contato social pelo período de 14 dias. Caso apresente nesse período sinais e sintomas, como: febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo para avaliação.

Vou receber encomendas vindas da China, como proceder?

Não existe risco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a viabilidade do novo coronavírus fora do corpo humano é em torno de 24 horas, podendo chegar a 72 horas em tecidos, como alguns estudos demostraram para outros coronavírus. Desta forma, como as encomendas vindas da China, demoram em média mais de 72 horas para chegarem ao seu destino no Brasil, ultrapassando o período de viabilidade do vírus, não há risco de transmissão a partir destes produtos.

Animais como cães e gatos podem espalhar o novo coronavírus?

Até o momento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência da transmissão do novo coronavírus para animais de estimação, como cães e gatos. Mas sempre é uma boa prática higienizar as mãos após brincar com os "pets".

Como ficar saudável em viagens?

  • Evite viajar se estiver com febre ou tosse;
  • Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
  • Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca;
  • Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
  • Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;
  • Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa, inadequadamente preparados ou malcozidos;
  • Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes.

Por que a doença causada pelo coronavírus se chama Covid-19?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o nome da doença causada pelo novo coronavírus passa a ser Covid-19.

A OMS afirmou que a escolha se deu pela "fácil pronúncia". A entidade buscou as iniciais de Corona Vírus Desease (doença, em inglês) e o ano de seu surgimento, para definir a nomenclatura como Covid-19.

A palavra coronavírus refere-se ao grupo ao qual o vírus pertence, e não à última cepa. O vírus em si foi designado como SARS-CoV-2 pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus.

Fonte: Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina