Diagnósticos psicossociais

O que é

Os diagnósticos psicossociais são realizados por meio de entrevistas com os colaboradores, com o objetivo de identificar a necessidade e a possibilidade de atuação da Diretoria de Gestão de Pessoas por meio de algum de seus programas estruturados.

As entrevistas são individuais e não estruturadas. Buscam avaliar a situação apresentada a partir do conjunto de observações e percepções trazidas pelos entrevistados, a fim de confirmar possibilidades de seguimento da atuação da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas. Nessas entrevistas, a solicitação que motivou o diagnóstico é esclarecida e por meio do espaço de diálogo no qual os colaboradores podem relatar suas percepções referentes ao ambiente laboral e às relações interpessoais de sua unidade de trabalho. O contato com os colaboradores pode possibilitar, já no diagnóstico, mudanças positivas nas relações entre os envolvidos.

Como requerer

As demandas são provenientes do Programa de Acompanhamento do Desempenho, do acompanhamento do Estágio Probatório, da Corregedoria-Geral de Justiça e de unidades vinculadas à Presidência deste Tribunal. Eventualmente, podem ser analisados pedidos formulados diretamente por magistrados ou servidores.

Para formalização da solicitação, é necessário o preenchimento de formulários que solicitam o diagnóstico e descrevem as demandas. Os formulários, preenchidos e assinados, devem ser enviados por e-mail à Seção Psicossocial Organizacional.

O agendamento e a realização das entrevistas de diagnóstico ocorrem conforme disponibilidade de agenda de todos os envolvidos.

Formulário

Mais informações

Seção Psicossocial Organizacional
Divisão de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas
Diretoria de Gestão de Pessoas
E-mail: dgp.psicossocial@tjsc.jus.br
Telefone: (48) 3287-7548