Conheça o processo seletivo

O processo seletivo será realizado sempre que houver interesse de preenchimento de uma vaga, podendo ocorrer em qualquer época do ano.

Os estudantes inscritos no processo seletivo serão classificados de acordo com os valores decrescentes da nota do índice de mérito acadêmico informado quando da inscrição.

O candidato poderá optar por uma única lotação de interesse, seja no ato da inscrição, seja na atualização do cadastro. É condição para o candidato ser selecionado em um processo seletivo estar vinculado à lotação de interesse onde tramita o processo. A alteração da lotação de interesse resulta na desistência tácita de processos seletivos em lotações anteriormente escolhidas.

Processos seletivos para o Ensino Médio

A contratação à vaga de estágio será efetuada por meio de processo seletivo mediante sistema de estágio, que levará em conta o desempenho escolar aferido pela média das notas obtidas nas disciplinas de Português, Matemática, Física, Química e Biologia do último bimestre cursado.

Para participar dos processos seletivos, o estudante de ensino médio deve ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos e máxima de 21 (vinte e um) anos.

Processos seletivos para o Ensino Superior

Para participar dos processos seletivos, o estudante deve atender aos seguintes critérios:

  • estar regularmente matriculado em instituição de ensino conveniada com o Poder Judiciário catarinense nos cursos de Administração ou Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia e Museologia, Biblioteconomia e História, Ciências Contábeis, Ciências da Computação (ou outro com currículo equivalente, como Sistemas de Informação, Tecnologia em Informática e Engenharia da Computação), Comunicação Social, Cinema e Artes Visuais, Design ou Design Gráfico, Direito, Economia, Enfermagem, Farmácia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia de Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle de Automação/Mecatrônica, Jornalismo, Letras (Português), Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda;
  • estar matriculado entre o segundo e o penúltimo semestre do curso, ou equivalente (com exceção do curso de Ciências da Computação, que deverá estar cursando, no mínimo, a 4ª fase do curso).

A critério dos desembargadores, juízes de direito de segundo grau, juízes de direito e juízes substitutos, as vagas dos respectivos gabinetes e das respectivas varas poderão ser preenchidas mediante processo seletivo específico, compreendendo uma 2ª etapa de seleção, por meio de prova e entrevista.

É facultada aos desembargadores e juízes de direito de segundo grau a convocação de estudante aprovado em processo seletivo específico realizado por outro gabinete do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Aos juízes de direito e juízes substitutos é facultada a convocação de estudante aprovado em processo seletivo específico realizado por outro magistrado da mesma comarca.

Acesse também:

Mais informações

Seção de Extraquadro
Divisão de Gestão de Cargos
Diretoria de Gestão de Pessoas
Telefone: (48) 3287-7550