Exposição Plantas e Saúde

Você sabe o que são PANC? Ouviu falar dos princípios da permacultura? Já fez uso de fitoterápico?

A relação das pessoas com as plantas influencia na saúde do reino vegetal, mas também do próprio homem.

A ONU estabeleceu 2020 como o ano da saúde das plantas. Com o advento da pandemia de Covid-19, consideramos essencial relacionar o tema à saúde das pessoas e, com esse foco, apresentamos a exposição virtual "Plantas e Saúde", que integra a XI Semana do Meio Ambiente.

Com a apresentação de assuntos relacionados a permacultura, plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais, queremos incentivar a redescoberta de maneiras e hábitos antigos de viver e de conviver com a natureza, sem deixar de lado tecnologias e recursos atuais, que, ao mesmo tempo em que atualizam e difudem o conhecimento, contribuem para o bem-estar e a melhoria da saúde.

Sobretudo, propõe-se a conexão com a natureza para promover um ambiente saudável para o lar, que agora se transformou em home office. Maior tempo em casa leva muitos a permanecerem mais tempo na cozinha e no jardim, e, inclusive, a repensarem os hábitos de consumo e o estilo de vida.

O consumo de alimentos naturais e orgânicos, alinhado ao tema proposto, é questão importante para a manutenção da saúde. O aproveitamento máximo de recursos é uma perspectiva imprescindível diante dos desafios econômicos e ambientais da atualidade.

Nesse sentido, a exposição aponta caminhos possíveis para essa integração com o meio ambiente: alimentos não usuais e disponíveis na natureza que podem passar a integrar o cardápio; plantas medicinais que auxiliam no bem-estar; técnicas de permacultura que podem transformar a sua varanda ou o seu jardim em uma horta repleta de alimentos saudáveis.

Navegue nos menus  PANC, Permacultura e Plantas Medicinais e descubra algumas ferramentas da natureza para uma vida equilibrada e boa saúde.