Permacultura

A expressão "permacultura" foi criada pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren nos anos 1970 e designava, inicialmente, um design integrado de espécies animais e vegetais que se perpetuam naturalmente e que são úteis aos humanos. Havia, portanto, o sentido de "agricultura permanente", em oposição às técnicas de cultivo de alimentos em que a terra era abandonada após o uso.

Depois, o conceito evoluiu para abranger o modo de vida e de organização das pessoas na busca de uma "cultura permanente sustentável", que possa tornar as populações capazes de prover as próprias necessidades e, ao mesmo tempo, aumentar o capital natural para as futuras gerações. Portanto, atualmente, a permacultura é percebida como uma ciência aplicada à melhoria do bem-estar material das pessoas no longo prazo.

A permacultura pode ser compreendida a partir da aplicação do pensamento sistêmico e de princípios de design para criar paisagens conscientemente desenhadas que reproduzem padrões e relações encontrada na natureza e que, ao mesmo tempo, produzem alimentos, fibras e energia em abundância e suficientes para prover as necessidades locais (HOLMGREN, 2013).

Confira na tabela as principais diferenças de visão da permacultura em relação à cultura predominante.

Característica

Cultura industrial

Permacultura

Matriz energética

Não renovável

Renovável

Fluxo de materiais

Linear

Cíclico

Organização

Centralizada

Rede distribuída

Escala

Grande

Pequena

Movimento

Rápido

Lento

Foco

Centro

Bordas

Pensamento

Reducionista

Holístico-sistêmico

No atual cenário de insegurança quanto à confiabilidade dos modos de organização econômicos e sociais, especialmente em razão de ameaças ambientais iminentes ou em curso, como é o caso da pandemia de Covid-19, a permacultura desponta como uma alternativa viável e coerente com os princípios de funcionamento que são próprios da natureza.

A proposta de uma vida integrada à natureza no meio rural ou no meio urbano só acontece se colocada em prática. Nesse sentido, a permacultura é uma resposta positiva e proativa para a identificação do que podemos fazer para construir uma troca mais saudável com a natureza.

Para uma visão mais aprofundada sobre as diretrizes da permacultura, confira os Princípios da Permacultura. Conheça e aplique as técnicas de Hugelkultur, Compostagem e Minhocário.

Princípios da Permacultura

Hugelkultur

Compostagem

Minhocário

Fonte:

HOLMGREN, David. Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. Tradução de Luzia Araújo. Porto Alegre: Via Sapiens, 2013.