Inspire-se

Manter a mente e o corpo ativos é sempre benéfico e saudável. E nesse momento de transição é interessante buscar nas pequenas coisas um grande motivo para ser feliz. E o que te faz bem? Fotografar, viajar, escrever, pintar, ir ao cinema, praticar esportes, ler ou dançar? E que tal empreender ou realizar um trabalho voluntário?

Conectar-se com o que você gosta é uma forma de se conectar com sua essência, se revitalizar e encontrar novos rumos a seguir. Pensar para a frente favorece a consciência sobre novas possibilidades e novos propósitos. Reserve um momento para isso. Tudo começa com um primeiro passo. Inspire-se!

Aqui trazemos ideias e opções para tudo isso, mas cabe a você, com sua individualidade, realizar escolhas que levem na direção do bem-estar e da felicidade. Encontre e realize coisas que façam você feliz!

Selecionamos a seguir algumas ações que podem inspirar novos passos em sua vida, esteja você na ativa ou não.

A alimentação saudável é um dos fatores fundamentais para a promoção de nossa saúde e qualidade de vida. Essa recomendação não é nenhuma novidade. No entanto, é preciso ter clareza sobre como ela é diferente em cada fase de nossas vidas e, em especial, na maturidade.

Com o avanço da idade, é comum sentirmos menos o sabor dos alimentos e termos menos fome. Além disso, o metabolismo desacelera gradativamente e, de modo geral, praticamos menos atividades físicas, o que facilita o processo de ganho de peso.

Também é sabido que o envelhecimento traz consigo maior risco de desenvolvimento de determinadas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Por isso, ter uma alimentação saudável e adequada nessa fase da vida significa muito mais do que um simples cuidado; significa também a prevenção ou o controle de doenças.

O primeiro passo para ter uma alimentação saudável é consumir os nutrientes de forma equilibrada. Isso significa que, na alimentação diária, devem estar presentes, de forma habitual, os diversos grupos alimentares. Além disso, precisamos ter cuidado com os alimentos mais prejudiciais à saúde, como o açúcar e gorduras saturadas, evitando ao máximo seu consumo. 

Outra dica importante é evitar o máximo possível produtos industrializados, visto que possuem grande quantidade de sódio e diversos componentes químicos que podem ser prejudiciais no longo prazo.

Lembre-se sempre: quanto mais frescos os alimentos presentes na alimentação, mais saudável ela será. Essa é a fonte de nutrientes adequada para manter a microbiota intestinal benéfica ao funcionamento do organismo, favorecendo a saúde mental e até mesmo emocional. Também é sempre oportuno buscar prazer na alimentação, durante as refeições. Estar em boa companhia ou, pelo menos, em um ambiente limpo e tranquilo, ingerindo alimentos coloridos, ajuda a aumentar essa sensação.

E depois da aposentadoria? Provavelmente, você passará a comer menos fora de casa. No entanto, é importante manter uma rotina. No ambiente de trabalho é comum estabelecer horários mais fixos (rotina) para as refeições ou socializar em torno de um cafezinho ou lanche da tarde. Fora do ambiente de trabalho é comum as pessoas se desorganizarem em relação aos horários das refeições, mas é muito importante estabelecer uma rotina alimentar com horários regulares e consumo de alimentos saudáveis.

Aproveite a liberdade que a aposentadoria oferece para ir à feira, escolher seus alimentos e prepará-los com cuidado. Cozinhar, além de ser, para muitos, um excelente e divertido passatempo, também pode representar um grande ganho em sabor e saúde.

Cuidar da saúde do corpo é também autoconhecimento. Quer saber mais sobre alimentação saudável? Confira as dicas que selecionamos e atente-se às nossas Dicas de Saúde:

Movimentar-se é fundamental para manter e promover a saúde. 

A atividade física reduz o enrijecimento das articulações, ativa a circulação do sangue e contribui para mantermos nossa mobilidade física.

Nos últimos tempos, houve uma distorção sobre a real importância do fortalecimento muscular. A cultura da busca por padrões de beleza tem correlacionado o fortalecimento unicamente a ganhos estéticos que os exercícios proporcionam. Todavia, essas atividades geram benefícios muito mais significativos.

O processo natural de envelhecimento envolve queda progressiva da força muscular já a partir dos 30 anos de idade. Isso impacta no desgaste progressivo das articulações, que pode propiciar o aparecimento de patologias indesejadas, como tendinites, bursites e artroses. Assim, a falta de força muscular é um dos principais fatores envolvidos no aparecimento de dores relacionadas a patologias articulares.

Podemos promover o fortalecimento muscular de diversas formas, na academia ou na prática de esportes (natação, ciclismo, vôlei, futebol, beach tennis, dança, entre muitos outros), alguns deles também importantes para a saúde mental pela oportunidade de socialização. Há ainda novas técnicas de fortalecimento, como o pilates e o treinamento funcional, que utiliza pesos mais leves e pode ser realizado em casa ou ao ar livre.

Tudo tem um início. Basta ter disposição para incluir uma atividade física em sua nova rotina de vida e obter todos os benefícios que o fortalecimento muscular pode proporcionar.

Vamos começar? Que tal seguir algumas sugestões simples para incluir no dia a dia? Há quem aproveite o tempo livre proporcionado pela aposentadoria para aprender uma nova atividade física, um novo esporte, um novo hábito!

  • Vamos andar sem pressa pelo bairro? Afinal, a urgência de chegar aos lugares e a quantidade de tarefas diminuíram.
  • O que acha de dançar? A dança também é um excelente exercício, que contribui para um melhor condicionamento físico e mental. Além disso, ajuda a elevar a autoestima e afasta sintomas de doenças como a depressão. Até fazer as tarefas domésticas ouvindo música estimula a vontade de dançar!
  • Você tem o hábito de se alongar? O alongamento mantém a flexibilidade e ajuda a abandonar o sedentarismo. Associado a musculação ou exercícios aeróbicos, como a caminhada, garante o bom funcionamento corporal e previne dores e lesões.
  • Experimente a ioga! Essa prática oriental, em suas diversas modalidades, nos permite alongar, respirar melhor, relaxar e acalmar a mente. Para as pessoas com mais idade, melhora a postura, o equilíbrio, a capacidade de concentração, a memória e o bem-estar emocional. Também fortalece os músculos e ajuda na saúde dos ossos, já que deixa as articulações mais flexíveis.

Além de todos esses benefícios, trabalhar o corpo é um meio eficaz de ampliar a autoconsciência, a autoconfiança e a autoaceitação. Realizar alguma forma de trabalho corporal com constância traz abertura para novas experiências de vida, flexibilidade para lidar com as emoções e fortalecimento para transformar padrões emocionais.

O importante é fugir do sofá! Na verdade, mesmo quem trabalha e passa o dia na cadeira diante do computador deveria se levantar com regularidade, para dar alguns passos e evitar dores na coluna ou nas pernas. Aproveite a mudança na rotina como uma oportunidade para cuidar da saúde. Afinal, isso pode ser feito em qualquer momento da vida!

Veja as dicas que selecionamos para você:

Atente-se também às nossas Dicas de Saúde!

A cultura, a arte e o lazer, quando presentes, podem contribuir com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida. Nesta página, apresentamos dicas e sugestões de atividades de cultura, arte e lazer acessíveis. Aproveite!

Documentários e filmes

  • ALÉM DO APOSENTO (2023) – documentário que discute o envelhecimento e as diferentes formas de encarar a aposentadoria a partir de olhares de diferentes pessoas
  • ENVELHESCÊNCIA (2015) – documentário que mostra personagens reais, homens e mulheres acima de 60 anos que se reinventaram e vivem rotinas e experiências de forma plena e intensa, com vontades, objetivos e senso de humor
  • UM DIVÃ PARA DOIS (2012) – filme: comédia, drama, romance, casamento
  • LARRY CROWNE – O AMOR ESTÁ DE VOLTA (2011) – filme: comédia romântica, descoberta de possibilidades, amor
  • EXÓTICO HOTEL MARIGOLD (2011) – filme: comédia dramática, descobertas de possibilidades na terceira idade, construções de laços afetivos
  • INTOCÁVEIS (2011) – filme: comédia dramática, sentido da vida, prazer de viver
  • CARTAS PARA JULIETA (2010) – filme: comédia romântica, realização de sonhos, afetividade
  • AS CONFISSÕES DE SCHMIDT (2002) – filme: drama, aposentadoria, família, afetividade
  • TOMATES VERDES FRITOS (1991) – filme: comédia dramática, assertividade, mudança de vida na meia idade
  • UM SENHOR ESTAGIÁRIO (2015) - filme: comédia, drama 
  • UM HOMEM CHAMADO OVE (2015) - filme: drama, romance
  • ÚLTIMA VIAGEM A VEGAS (2013) - filme: comédia
  • O QUARTETO (2012) - filme: comédia, drama
  • DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO (2017) - filme: comédia, crime

Livros

  • 4 DIMENSÕES DE UMA VIDA EM EQUILÍBRIO – Jurandir Macedo, Martin Iglesias e Denise Hills
  • POR QUE NINGUÉM DISSE ISSO ANTES? FERRAMENTAS PARA ENFRENTAR OS ALTOS E BAIXOS DA VIDA – Julie Smith
  • CURTA A VIDA NA APOSENTADORIA – Márcia Pitta
  • SOBRE A BREVIDADE DA VIDA – Sêneca
  • ENVELHECER: HISTÓRIAS, ENCONTROS, TRANSFORMAÇÕES – Pedro Paulo Monteiro
  • FAMÍLIA, AFETO E FINANÇAS – Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo
  • FELICIDADE MODOS DE USAR – Cortella&Karnal&Pondé
  • MAIS FORTE DO QUE NUNCA – Brené Brown
  • RECOMECE - Bráulio Bessa
  • APOSENTEI-ME E AGORA? - Ricardo de Farias Barros

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) oferece gratuitamente, na modalidade de ensino a distância, o curso Preparação para Aposentadoria – Caminhos, o qual aborda assuntos como planejamento financeiro, aspectos psicossociais e projetos de vida para a aposentadoria.

É uma excelente oportunidade para saber mais sobre o tema, iniciar o processo de reflexão sobre esse importante momento da vida e se preparar para participar do Programa de Preparação para a Aposentadoria oferecido pelo nosso Tribunal.

Empreender pode ser uma excelente opção para ter um novo propósito, buscar uma renda extra na aposentadoria e manter corpo e mente ativos. 

Para grande parte das pessoas aposentadas, o empreendedorismo pode ser uma alternativa para manter a cabeça ativa, buscar um complemento na renda e uma ocupação profissional envolvente e desafiadora.

Se antes a aposentadoria era vista como “férias” eternas, hoje é considerada como um novo ciclo, com muitas oportunidades para transformar o tempo ocioso em tempo produtivo, e, em muitos casos, retomar o antigo sonho de ter o próprio negócio.

Você já se imaginou investindo em seu próprio negócio, seja com fins lucrativos ou sociais? Esse desafio pode ser muito recompensador, mas para empreender é importante ter perfil! Veja alguns passos importantes.

  • Avalie se você tem perfil empreendedor: condições de se dedicar ao negócio, organização, conseguir lidar com riscos, habilidade de ver oportunidades, relacionamento com pessoas, entre outras características.
  • Verifique se o negócio pretendido é mesmo viável.
  • Busque informações, faça um bom levantamento para iniciar seu plano de negócios e dedique tempo para avaliar suas finanças.

Tem interesse no assunto? Então, sugerimos a leitura da cartilha Empreender na Aposentadoria, elaborada pelo Sebrae.

Vamos saber mais? Em uma entrevista descontraída, a consultora Helena Ribeiro traz dicas para quem quer empreender. Aproveite!

O Programa de Preparação para Aposentadoria é realizado no formato de imersão, durante três dias nos quais os participantes de cada edição, servidores que estão próximos da aposentadoria, poderão vivenciar momentos de reflexão e de planejamento em relação ao futuro. 

O objetivo do programa é oferecer informações e promover a discussão sobre as mudanças nesse novo ciclo de vida e sobre a necessidade de preparar-se para esse momento com tranquilidade e segurança. 

São realizadas palestras e vivências em grupo, nas quais são abordados temas relacionados a qualidade de vida, significado do trabalho, expectativas, aspectos legais da aposentadoria, planejamento financeiro, ciclo vital e prevenção da saúde física e mental.  

Para saber mais sobre e conhecer a agenda das próximas edições, acesse a página do Programa de Preparação para Aposentadoria.

O Programa Olhares é um convite para que você possa divulgar seu talento artístico – fotográfico ou literário – para os colegas do PJSC. É também um espaço aberto para que você possa explorar seu potencial criativo e ampliar seus horizontes, conhecendo a diversidade de expressões.

Quer conhecer os trabalhos já apresentados nas diversas edições do programa ou ficou interessado em participar? Visite a página do Programa Olhares.

Na correria e com as preocupações do dia a dia nos deixamos levar pelo fluxo das tarefas ou acontecimentos e, por muitas vezes, nos esquecemos de viver o momento presente, de respirar, de relaxar ou até mesmo de refletir sobre nossas próprias atitudes.

Sinta-se mais leve! As Sementes de Bem-estar ajudam a inspirar nossos dias mediante belas mensagens e imagens cuidadosamente selecionadas. Acesse a página e conheça as Sementes de Bem-estar já semeadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas.

Selecionamos aqui algumas sementes que geram reflexões e apresentam o mindfulness.

Reflexões abrem espaço para a clareza mental e pensamentos positivos que podem ser positivos em situações cotidianas. Escolha abaixo e aproveite a leitura.

Mindfulness é uma técnica voltada para a atenção plena que ajuda a relaxar e faz com que nosso organismo libere substâncias que aliviem o estresse e a ansiedade. Conheça as dicas que selecionamos para você.