Descarte de recicláveis e rejeitos

Os resíduos recicláveis gerados no TJ e nas comarcas retornam ao ciclo produtivo a partir da coleta seletiva instaurada por meio de convênios com associações de coletores ou contratos com empresas da área. Em algumas comarcas, o serviço é realizado pela coleta seletiva municipal.

PAPEL VIDRO AÇO METAL TETRAPAK TIPOS DE PLÁSTICO RECICLÁVEL

Limpeza rápida

Jogue fora os restos de comida e líquido dos utensílios plásticos sujos, como potes e pratinhos. Remova a sujeira usando um pouco de água e sabão ou papel-toalha.

 

Papel seco

A celulose do papel perde parcial ou totalmente o potencial de reciclagem se estiver suja ou molhada. Por isso, resíduos de plástico e papel sempre devem estar separados. Além disso, os papéis devem estar sem clipes, grampos ou espirais.

 

Latas e outros metais

Descarte latinhas e outros materiais metálicos no coletor para plástico se não houver coletor para metal. Lembre-se de sempre jogar fora os restos de líquido das latinhas.

 

Vidros

 Vidros recicláveis quebrados precisam ser acondicionados separadamente dos demais materiais, a fim de não machucar quem for manuseá-lo. O procedimento adequado é embalar o vidro em caixas de papelão/plástico ou em latas e anotar o tipo de resíduo na superfície do recipiente.