Coronavírus

Voltar Higiene alimentar e COVID-19 - Recebimento dos produtos - Atualizado

Preferencialmente, os produtos devem ser entregues à porta, lá colocados e apenas recolhidos pela pessoa em isolamento sem contato direto com o entregador. Caso não seja possível, mantenha a maior distância possível do entregador. Procure pagar sem troca de dinheiro, utilizando cartão ou fazendo pagamento por transferência on-line.  

Se possível, não ter pressa em pegar os alimentos, deixando-os em repouso o máximo de tempo possível antes de tocá-los, conforme o tipo de alimento, para não estragar. Dessa maneira, se suas compras estiverem no bagageiro do carro, por exemplo, você poderá retirar todos os produtos que possam estragar e deixar lá os que podem esperar. Ou reservar um lugar para deixar esses produtos até seu uso.

Os produtos podem ser deixados em repouso o máximo de tempo possível antes de serem manipulados. Se possível, deixar em local ventilado e exposto ao sol por pelo menos 2 horas. Muitas vezes isso será suficiente para inativar o vírus.

Ao pegá-los, a pessoa deve considerar que possam estar com alguma contaminação e, portanto, deve higienizá-los. Lembre-se de higienizar as mãos com frequência. Atenção ao se contaminar com a própria sacola plástica, torneira ou frasco de álcool em gel. Limpe-os sempre que necessário. O ambiente onde será colocado os alimentos já deve estar limpo.

Produtos de limpeza adequados para a limpeza do lar:

  • Água sanitária
  • Desinfetantes em geral
  • Limpadores multiúso com cloro
  • Limpadores multiúso com álcool
  • Álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 60% e 80%)
  • Detergente
  • Sabão

Os produtos saneantes utilizados devem estar aprovados pelo Ministério da Saúde. A diluição, o tempo de contato e modo de uso/aplicação dos produtos saneantes devem obedecer às instruções recomendadas pelo fabricante.

Ainda que haja muitos produtos de limpeza disponíveis, misturar água sanitária com determinados produtos pode ser perigoso, pela liberação de vapores tóxicos. A água sanitária não deve ser misturada com sabão que contenha em sua composição amônia, e também com outros produtos. Dessa forma, evite misturar:

  • água sanitária e desinfetante - o composto ativo da água sanitária é o hipoclorito de sódio, enquanto o dos desinfetantes em geral é a amônia. Quando misturados, obtém-se a cloroamina, substância que, ao ser inalada, pode causar desde alergias a intoxicação e queimaduras;
  • água sanitária e detergente - assim como o desinfetante, muitos detergentes possuem em sua fórmula amônia e, quando misturados, são prejudiciais ao sistema respiratório;
  • água sanitária e vinagre - quando combinados, estes produtos geram o gás cloro, que, mesmo em pequenas quantidades, pode irritar as vias respiratórias e causar ardência nos olhos;
  • água sanitária e água oxigenada - ambos os produtos têm propriedades oxidantes, e sua mistura gera diferentes compostos tóxicos.