Repositório de Palestras

O Repositório de Palestras foi criado com o objetivo de concentrar apresentações temáticas desenvolvidas pela CEVID e/ou instituições parceiras, a fim de contribuir com a participação de magistrados e magistradas catarinenses nas ações de enfrentamento das violências contra as mulheres, tais como ações nas escolas, convenções, capacitações, entre outros.

Contato para sugestões de outros temas: cevid@tjsc.jus.br.

Cabe à CEVID buscar mecanismos de atuação com uma perspectiva de gênero no âmbito do PJSC, ciente de que uma prestação jurisdicional deve cumprir os preceitos constitucionais da igualdade entre todas as pessoas por meio do reconhecimento das injustiças e desigualdades sócio-históricas impostas às mulheres, às pessoas negras, aos povos indígenas, à comunidade LGBTQIAPN+, entre outros grupos minorizados. Com isso, a CEVID se apresenta como um espaço acolhedor, que agrega pessoas e instituições que atuam na promoção dos direitos humanos das mulheres e no enfrentamento das violências étnico-raciais, homofóbicas e de gênero, etc. O vídeo mostra alguns dos projetos desenvolvidos em 2023.

Abaixo seguem algumas apresentações.

É direcionada ao público adolescente e aborda aspectos do que é um relacionamento saudável e do que é um relacionamento tóxico, visando promover a capacidade dos adolescentes em reconhecerem sinais de alerta e buscarem ajuda quando necessário.

Em uma abordagem sensível e acessível para crianças, explora o que é violência doméstica, a história de Maria da Penha e como identificar os diferentes tipos de violências, utilizando exemplos simples e reconhecíveis.

É destinada ao público em geral, aprofundando-se a Lei Maria da Penha como instrumento fundamental na proteção das vítimas de violência doméstica e informando sobre os tipos de violências, os meios de pedir e prestar ajuda, o ciclo de violência, etc.