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Voltar Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores - novas ações

Preocupados em aprimorar a qualidade de vida e o clima organizacional do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), gestores de diversas unidades iniciaram, em março deste ano, estudos focados no desenvolvimento de novas ações a partir dos indicadores e das oportunidades de melhoria apontadas pelos 2.545 colaboradores que responderam à Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores em 2022.

Esta iniciativa, coordenada pela Diretoria-Geral Administrativa (DGA) e pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), utiliza os resultados da pesquisa de forma estratégica, com o objetivo de ampliar a satisfação dos colaboradores, a partir de sugestões apresentadas pelos próprios respondentes.  Esta nova dinâmica de trabalho é fundamental diante do grande desafio de manter ou superar o maior índice geral de satisfação (79,99%), apurado em 2022, e favorecida pelo fato de que cerca de 10% do total de respondentes relataram sugestões e críticas de forma qualitativa (textual), o que contribui no direcionamento dos esforços para as situações apontadas. 

Os primeiros encontros aconteceram em abril e foram direcionados para o planejamento de novas ações relacionadas aos três piores indicadores da pesquisa, resultando em novas iniciativas, dentre elas o projeto de lei que altera os critérios de progressão funcionais dos servidores. Também teve início um projeto para criação de trilhas de aprendizagem, a partir dos cursos oferecidos pela Academia Judicial (AJ), para as funções exercidas na justiça de 1º grau. Esta ação facilitará o acesso e a compreensão sobre a correlação dos conteúdos dos cursos oferecidos pela AJ com a área de atuação dos servidores, fomentando a participação nas capacitações institucionais.

No mês de maio, o trabalho esteve voltado para oportunidades de melhoria relacionadas ao 4º, 5º e 6º piores indicadores. DGA, DGP e Diretoria de Saúde estabeleceram ações para a melhoria destes indicadores, que já estão sendo colocadas em prática neste ano, com foco na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas que atuam no PJSC. 

A partir do mês de junho, a DGA e a DGP concentraram esforços, em parceria com a Assessoria de Planejamento e com o Núcleo de Comunicação Institucional, na análise de oportunidades sobre indicadores da área de gestão de pessoas e no desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria da comunicação institucional com seu público interno e na possibilidade de ampliar a compreensão sobre a importância do planejamento estratégico para os avanços institucionais.

Fique atento, pois você também pode contribuir! 

A próxima Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores 2023 estará disponível entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro.

Sua opinião é muito importante. 

Participe!