Resultados da Pesquisa de Satisfação dos colaboradores do PJSC 2016 - Servidor - Poder Judiciário de Santa Catarina
Informes
Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do PJSC 2016
Entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro de 2016 foi realizada a Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina, via intranet.
A pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores desta Instituição no que tange a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados são utilizados como indicadores para o planejamento e desenvolvimento de ações que visem à melhoria constante do ambiente de trabalho na Instituição, fazendo parte do objetivo "Fomentar ações para a melhoria da saúde e do clima organizacional" da perspectiva "Pessoas e Recursos" do mapa estratégico institucional.
Participaram da pesquisa 3.628 colaboradores dentre magistrados, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça e de todas as Comarcas do Estado. Foi apurado o índice de 62,73 % que reflete o grau de satisfação dos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina no que diz respeito aos componentes pesquisados, conforme tabela a seguir:
QUESTÃO |
COMPONENTE PESQUISADO |
% SATISFAÇÃO |
1 |
à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho. |
51,09% |
2 |
às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo. |
33,78% |
3 |
à compreensão da missão e visão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). |
64,86% |
4 |
ao atendimento que recebe de outras áreas do PJSC. |
64,24% |
5 |
à comunicação institucional no PJSC. |
60,13% |
6 |
à clareza dos seus direitos e obrigações. |
66,66% |
7 |
à adoção, em seu ambiente de trabalho, das medidas de sustentabilidade disponibilizadas pelo PJSC. |
62,98% |
8 |
à qualidade do serviço prestado pelo PJSC à sociedade. |
60,93% |
9 |
às condições de segurança oferecidas no ambiente de trabalho. |
57,51% |
10 |
às condições físicas de trabalho oferecidas. |
59,74% |
11 |
às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC. |
39,46% |
12 |
aos sistemas informatizados disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho. |
57,00% |
13 |
aos equipamentos e materiais disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho. |
63,55% |
14 |
à política de benefícios do PJSC. |
41,16% |
15 |
ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC. |
41,34% |
16 |
à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você. |
45,67% |
17 |
ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor. |
49,59% |
18 |
à distribuição das tarefas entre os integrantes de sua equipe. |
68,22% |
19 |
à cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades. |
77,55% |
20 |
ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho. |
83,66% |
21 |
à sua realização profissional pelo trabalho desempenhado no PJSC. |
65,28% |
22 |
ao seu comprometimento com o PJSC. |
86,99% |
23 |
à comunicação com seu superior hierárquico. |
81,58% |
24 |
à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional. |
75,57% |
25 |
à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente. |
75,48% |
26 |
à possibilidade de participação da equipe na definição dos objetivos e métodos de trabalho. |
72,40% |
27 |
à valorização de seu trabalho por parte de seu superior hierárquico. |
75,22% |
28 |
à valorização de seu trabalho pela sua equipe. |
79,83% |
29 |
às oportunidades oferecidas com base na competência profissional demonstrada. |
57,70% |
TOTAL |
ÍNDICE GERAL DE SATISFAÇÃO |
62,73% |
Na sequência, as tabelas destacam as questões que obtiveram os maiores e os menores índices de satisfação.
6 Maiores índices de satisfação |
|
ao seu comprometimento com o PJSC. |
86,99% |
ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho. |
83,66% |
à comunicação com seu superior hierárquico. |
81,58% |
à valorização de seu trabalho pela sua equipe. |
79,83% |
à cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades. |
77,55% |
à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional. |
75,57% |
6 Menores índices de satisfação |
|
às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo. |
33,78% |
às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC. |
39,46% |
à política de benefícios do PJSC. |
41,16% |
ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC. |
41,34% |
à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você. |
45,67% |
ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor. |
49,59% |
Em fevereiro de 2017 serão realizadas reuniões com as áreas envolvidas, para discussão dos resultados e proposição de ações de melhoria.
Agradecemos a participação de todos na Pesquisa de Satisfação 2016.
Seção de Acompanhamento de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
Diretoria de Gestão de Pessoas