Recomendações ergonômicas

Os mesmos cuidados observados no trabalho presencial devem ser tomados ao se trabalhar em casa. Escolha um ambiente tranquilo, com boa ventilação e iluminação. A seguir, algumas sugestões para a manutenção da sua saúde.

  • Mantenha boa postura quando trabalhar com o computador. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.
  • Mantenha os seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado para apoiar os pés. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.
  • Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso frequente devem ser posicionados diretamente à sua frente, próximos do alcance das suas mãos.
  • Mantenha os seus ombros relaxados.
  • Faça intervalos para reduzir a pressão nos discos intervertebrais, tensões na coluna, ombros e na área cervical e para melhorar a circulação sanguínea. (Dica: pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados).
  • Alongue o seu corpo, sobretudo braços, pescoço, costas e pernas. 
  • Beba água. Hidratar-se ajuda as articulações e músculos a ficarem lubrificados. 
  • Na hipótese de home office integral você poderá utilizar os equipamentos (cadeira e acessórios ergonômicos) do PJSC para uso em casa. Para isso, é obrigatória a assinatura de termo de responsabilidade em processo administrativo eletrônico, que deverá ser submetido ao gestor patrimonial da unidade de lotação dos bens móveis.
  • Pense na sua saúde física e emocional. Agregue atividades que lhe sejam prazerosas também, como a leitura de um bom livro, escutar música, brincar com os filhos ou pets e praticar atividades físicas de forma segura e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde quando sair de casa.

Confira também a Cartilha da Ergonomia.

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