Informes

Voltar Ingressos e desligamentos de servidores em 2023

A partir deste mês, os gestores do PJSC podem acompanhar a atualização com os dados de 2023 do Painel Ingressos e Desligamentos, disponibilizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas. Na ferramenta estão reunidas informações sumarizadas que retratam a percepção dos servidores efetivos que ingressaram ou se desligaram da instituição, sendo possível visualizar a série histórica dos últimos 6 anos, permitindo a observação anual ou plurianual.

Em 2023, foram analisados 408 Formulários de Ingresso, sendo 400 do Primeiro Grau e 8 do Segundo Grau. Do total, 47,55% foram do cargo de Técnico Judiciário Auxiliar, 38,48% de Analista Jurídico e 8,33% de Oficial de Justiça e Avaliador, sendo os demais ocupantes dos cargos de Assistente Social, Analista Administrativo, Analista de Sistemas, dentre outros. Todas as regiões receberam novos servidores em 2023 e os respondentes assinalaram dentre as mais expressivas motivações para realizar o concurso público a estabilidade (89,46%) e a identificação com o trabalho de servir à sociedade (80,64%), sendo que 72,55% pretendem permanecer no PJSC até a aposentadoria. 

Houve um predomínio da faixa etária de 29 a 35 anos, seguida da faixa de 36 a 42 anos, que juntas representaram 75,98% dos ingressantes. Estes novos servidores e servidoras expressaram como principais expectativas em relação ao trabalho: “contribuir para a efetividade do serviço público”, “aprimoramento profissional e pessoal” e “satisfação profissional”. 

Dos desligamentos por Exoneração, foram analisados 75 Formulários de Desligamento, dos quais 69 no Primeiro Grau e 6 no Segundo Grau. O cargo com mais formulários preenchidos foi o de Técnico Judiciário Auxiliar (61,33%), porém ocorreram desligamentos por exoneração também nos cargos de Analista Jurídico, Oficial de Justiça e Avaliador, Oficial da Infância e Juventude, Analista Administrativo, dentre outros. Os principais motivos de exoneração vêm a ser o ingresso em outros cargos públicos e o desejo de vivenciar novas experiências profissionais, sendo que 46,67% permaneceram por menos de 1 ano na instituição e 36,00% entre 1 e 5 anos, sendo maior a saída na faixa etária de 29 a 35 anos (61,33%).

Em relação à autopercepção da saúde, compreendendo os aspectos físico, emocional e financeiro, os parâmetros “bom” e “ótimo” foram os mais respondidos pelas pessoas que se exoneraram no último ano, totalizando 95,56% das respostas.

Já os desligamentos por Aposentadoria apresentaram o preenchimento de 92 Formulários de Desligamento, distribuídos em 69 no Primeiro Grau e 23 no Segundo Grau. Os cargos com maior número de aposentadorias foram Técnico Judiciário Auxiliar (51,08%), Agente de Apoio Administrativo (18,48%) e Oficial de Justiça e Avaliador (11,96%), seguidos por Agente Administrativo Auxiliar, Analista Jurídico, Analista Administrativo, dentre outros. Em 2023, 88,04% das aposentadorias foram voluntárias e os desligamentos se deram após 25 anos de vínculo institucional em 80,43% dos casos, tendo maior predominância na faixa etária de 56 a 62 anos (48,91%).
Para as pessoas que se aposentaram na instituição, a autopercepção da saúde teve maior predominância no parâmetro “bom”, que representou 72,46% das respostas.

Além desses, no painel estão reunidos dados desde o ano de 2018 contemplando o perfil dos respondentes, a motivação para ingresso no PJSC, as expectativas em relação ao trabalho e o tempo de permanência pretendido pelos que ingressam. É possível, também, conhecer a motivação para os desligamentos, o tempo de vínculo com a instituição e avaliações feitas pelos servidores que se desligaram quanto a temas como estrutura física e tecnológica, medidas de sustentabilidade, desenvolvimento e valorização de servidores, comunicação interna e relacionamento interpessoal no trabalho.

Os formulários de ingresso e de desligamento, aplicados pela Seção Psicossocial Organizacional da Diretoria de Gestão de Pessoas, fazem parte da lista de documentos requisitados para os processos de nomeação, exoneração e aposentadoria. O painel Ingressos e Desligamentos, que foi desenvolvido pela Seção de Análise e Gestão de Dados, da Diretoria de Tecnologia da Informação, é atualizado semestralmente.