Informes

Voltar Painel de Ingressos e Desligamentos - atualização 1º semestre 2023

A percepção dos servidores que ingressaram em nossa instituição ou estão se desligando dela pode oferecer importantes subsídios para a melhoria da atuação do PJSC no que se refere ao bem-estar das pessoas. Este olhar é identificado nas entrevistas de ingresso e desligamento dos servidores que ocupam cargos efetivos. Os dados das entrevistas do primeiro semestre de 2023 já estão disponíveis no Painel Ingressos e Desligamentos

Esta ferramenta oportuniza a visualização em série histórica dos últimos 6 anos, permitindo a observação anual ou plurianual.
De janeiro a junho de 2023, foram analisados 228 Formulários de Ingresso, sendo 221 do Primeiro Grau e 7 do Segundo Grau. Do total, 49,12% foram do cargo de Analista Jurídico, 38,59% de Técnico Judiciário Auxiliar, e 5,70% de Oficial de Justiça e Avaliador. Todas as regiões receberam novos servidores nesse período e os respondentes assinalaram dentre as mais expressivas motivações para realizar o concurso público a estabilidade (89,04%) e a identificação com o trabalho de servir à sociedade (77,19%), sendo que 71,49% pretendem permanecer no PJSC até a aposentadoria. 

Dos desligamentos por Exoneração, foram analisados 42 Formulários de Desligamento, dos quais 39 no Primeiro Grau e 3 no Segundo Grau. O cargo com mais formulários preenchidos foi o de Técnico Judiciário Auxiliar (66,67%), porém ocorreram desligamentos por exoneração também nos cargos de Analista Jurídico, Oficial de Justiça e Avaliador, dentre outros. Os principais motivos de exoneração vêm a ser o ingresso em outros cargos públicos e o desejo de vivenciar novas experiências profissionais, chamando a atenção que 54,76% dos respondentes desse período permaneceram menos do que um ano no PJSC.

Já os desligamentos por Aposentadoria apresentaram o preenchimento de 46 Formulários de Desligamento, distribuídos em 35 no Primeiro Grau e 11 no Segundo Grau. Os cargos com maior número de aposentadorias foram Técnico Judiciário Auxiliar (50,00%), Agente de Apoio Administrativo (15,21%) e Oficial de Justiça e Avaliador (10,86%). No primeiro semestre de 2023, 93,48% dos respondentes indicaram que as aposentadorias foram voluntárias.

O painel está acompanhado por uma nova publicação que apresenta as funcionalidades de cada página, visando auxiliar na compreensão dos dados, que além do perfil, contemplam motivações, expectativas e avaliações de aspectos institucionais.

Os formulários de ingresso e de desligamento, aplicados pela Seção Psicossocial Organizacional da Diretoria de Gestão de Pessoas, fazem parte da lista de documentos requisitados para os processos de nomeação, exoneração e aposentadoria. O painel Ingressos e Desligamentos foi desenvolvido pela Seção de Análise de Gestão de Dados, da Diretoria de Tecnologia da Informação.

Os dados do painel, que serão atualizados semestralmente, em conjunto com outras ferramentas de gestão poderão contribuir para o planejamento das ações realizadas pelas áreas administrativas, em especial as ações que visam contribuir com a qualidade de vida e bem-estar de servidores e servidoras e, consequentemente, com a qualidade do trabalho entregue e dos serviços prestados pelo PJSC.