Informes

Voltar Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores 2023 - Resultados

Entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro de 2023 foi realizada a Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).
Participaram da pesquisa 1.606 colaboradores dentre magistrados, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça e de todas as Comarcas do Estado. A pesquisa apurou o índice de 78,96%.

Este resultado mantém o maior patamar já alcançado, acompanhando os resultados de 2020 a 2022, refletindo os investimentos constantes realizados com foco na saúde, qualidade de vida e na melhoria do clima organizacional no PJSC. O gráfico abaixo apresenta o comparativo dos índices gerais de satisfação apurados desde o ano de 2015, quando a atual metodologia passou a ser utilizada.



Os percentuais de satisfação de cada fator pesquisado seguem na tabela abaixo.

Satisfação em relação: Índice (%)
à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho. 64,68%
às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo. 50,36%
à compreensão da missão e visão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). 76,37%
ao atendimento que recebe de outras áreas do PJSC. 81,62%
à comunicação institucional no PJSC. 79,62%
à clareza dos seus direitos e obrigações. 78,35%
à adoção, em seu ambiente de trabalho, das medidas de sustentabilidade disponibilizadas pelo PJSC. 79,52%
à qualidade do serviço prestado pelo PJSC à sociedade. 78,23%
às condições de segurança oferecidas no ambiente de trabalho. 80,60%
às condições físicas de trabalho oferecidas. 77,04%
às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC. 72,74%
aos sistemas informatizados disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho. 80,43%
aos equipamentos e materiais disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho. 78,66%
à política de benefícios do PJSC. 73,49%
ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC. 72,92%
à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você. 69,28%
ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor. 69,82%
à distribuição das tarefas entre os integrantes de sua equipe. 81,62%
à cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades. 86,14%
ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho. 90,67%
à sua realização profissional pelo trabalho desempenhado no PJSC. 81,21%
ao seu comprometimento com o PJSC. 93,55%
à comunicação com seu superior hierárquico. 89,52%
à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional. 86,17%
à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente. 86,22%
à possibilidade de participação da equipe na definição dos objetivos e métodos de trabalho. 83,97%
à valorização de seu trabalho por parte de seu superior hierárquico. 86,13%
à valorização de seu trabalho pela sua equipe. 87,31%
às oportunidades oferecidas com base na competência profissional demonstrada. 73,74%
ÍNDICE GERAL DE SATISFAÇÃO 78,96%

Os comparativos abaixo demonstram os fatores com maior índice de satisfação e as oportunidades de melhoria, compostas pelas questões que apresentaram os menores índices, que exigirão maior atenção da Instituição.   

6 melhores indicadores da pesquisa - Satisfação em relação:  Índice (%)
ao seu comprometimento com o PJSC. 93,55%
ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho. 90,67%
à comunicação com seu superior hierárquico. 89,52%
à valorização de seu trabalho pela sua equipe. 87,31%
à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente. 86,22%
à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional. 86,17%
6 piores indicadores da pesquisa - Satisfação em relação:  Índice (%)
às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo. 50,36%
à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho. 64,68%
à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você. 69,28%
ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor. 69,82%
às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC. 72,74%
ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC. 72,92%

Neste ano, também foram apresentadas questões relacionadas à satisfação dos colaboradores com a saúde física, emocional e qualidade de vida. Tais indicadores não foram computados no cálculo geral do índice de satisfação, com o intuito de se manter a série histórica para análise comparativa. Os resultados seguem nos quadros abaixo:

  Satisfação em relação:  Índice (%)
Saúde Física 1 À qualidade de sua alimentação 74,95%
Saúde Física 2 À qualidade do sono 71,25%
Saúde Física 3 Às práticas de atividade física realizadas por você 62,64%
Saúde Física 4 Ao seu peso corporal 67,94%
  Média Saúde Física 67,20%
Saúde Emocional 1 Ao seu entusiasmo e motivação 69,69%
Saúde Emocional 2 À sua vitalidade e energia 68,59%
Saúde Emocional 3 À sua paciência e tolerância 73,58%
Saúde Emocional 4 À sua capacidade de concentração e atenção 74,84%
  Média Saúde Emocional 71,68%
Qualidade de Vida 1 Aos seus relacionamentos familiares 82,89%
Qualidade de Vida 2 Às suas amizades 80,63%
Qualidade de Vida 3 Aos seus momentos de lazer 73,55%
Qualidade de Vida 4 À utilização de seu tempo livre 70,24%
Qualidade de Vida 5 Às suas finanças pessoais 70,84%
  Média Qualidade de Vida 75,63%
  Média aspectos de Saúde e Qualidade de Vida 72,17%

A Pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores no que tange a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados compõem indicadores do mapa estratégico institucional e são importantes fontes de informação para a concepção e priorização de projetos com foco na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho.

A partir de janeiro de 2024, assim como nos anos anteriores, o relatório da análise dos resultados será compartilhado com as unidades responsáveis, para proposição e priorização de ações de melhoria, e disponibilizado na página eletrônica da pesquisa.

Agradecemos a participação de todos!

Diretoria de Gestão de Pessoas 
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas