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Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do PJSC 2019

Entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro de 2019 foi realizada a Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Participaram da pesquisa 3.230 colaboradores dentre magistrados, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça e de todas as Comarcas do Estado. A pesquisa apurou o índice de 73,49% que reflete o grau de satisfação dos colaboradores.

O resultado em 2019 intensifica uma tendência de melhoria do clima organizacional no Poder Judiciário de Santa Catarina, conforme gráfico comparativo que apresenta os índices gerais de satisfação apurados desde o ano de 2014, período no qual a pesquisa passou a utilizar a atual metodologia.

Os percentuais de satisfação de cada fator pesquisado seguem na tabela abaixo, sendo que todos os indicadores apresentaram crescimento em relação aos apurados na pesquisa do ano anterior.

Questão

Componente pesquisado - em relação

% SATISFAÇÃO

1

à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho.

61,42%

2

às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo.

48,32%

3

à compreensão da missão e visão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

79,15%

4

ao atendimento que recebe de outras áreas do PJSC.

76,44%

5

à comunicação institucional no PJSC.

74,45%

6

à clareza dos seus direitos e obrigações.

79,21%

7

à adoção, em seu ambiente de trabalho, das medidas de sustentabilidade disponibilizadas pelo PJSC.

75,57%

8

à qualidade do serviço prestado pelo PJSC à sociedade.

74,10%

9

às condições de segurança oferecidas no ambiente de trabalho.

72,25%

10

às condições físicas de trabalho oferecidas.

70,22%

11

às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC.

54,53%

12

aos sistemas informatizados disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho.

65,71%

13

aos equipamentos e materiais disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho.

69,95%

14

à política de benefícios do PJSC.

58,14%

15

ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC.

52,22%

16

à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você.

61,75%

17

ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor.

61,88%

18

à distribuição das tarefas entre os integrantes de sua equipe.

76,45%

19

à cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades.

84,01%

20

ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho.

88,89%

21

à sua realização profissional pelo trabalho desempenhado no PJSC.

77,35%

22

ao seu comprometimento com o PJSC.

91,94%

23

à comunicação com seu superior hierárquico.

88,13%

24

à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional.

83,85%

25

à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente.

84,21%

26

à possibilidade de participação da equipe na definição dos objetivos e métodos de trabalho.

81,49%

27

à valorização de seu trabalho por parte de seu superior hierárquico.

83,28%

28

à valorização de seu trabalho pela sua equipe.

86,04%

29

às oportunidades oferecidas com base na competência profissional demonstrada.

70,28%

TOTAL

ÍNDICE GERAL DE SATISFAÇÃO

73,49%

Os comparativos abaixo demonstram os fatores com maior índice de satisfação e as oportunidades de melhoria, compostas pelas questões que apresentaram os menores índices, que exigirão maior atenção da Instituição.

6 melhores indicadores - em relação

% SATISFAÇÃO

ao seu comprometimento com o PJSC.

91,94%

ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho.

88,89%

à comunicação com seu superior hierárquico.

88,13%

à valorização de seu trabalho pela sua equipe.

86,04%

à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente.

84,21%

à cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades.

84,01%

6 piores indicadores - em relação

% SATISFAÇÃO

às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo.

48,32%

ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC.

52,22%

às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC.

54,53%

à política de benefícios do PJSC.

58,14%

à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho.

61,42%

à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você.

61,75%

A pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores desta Instituição no que tange a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados são utilizados como indicadores para o planejamento e desenvolvimento de ações que visem à melhoria constante do ambiente de trabalho na Instituição, fazendo parte do objetivo "Fomentar ações para a melhoria da saúde e do clima organizacional" da perspectiva "Pessoas e Recursos" do mapa estratégico institucional.
 

A partir de janeiro de 2020, o relatório da análise detalhada dos resultados será compartilhado, entre as unidades responsáveis pela proposição e priorização de ações de melhoria, e disponibilizado na página eletrônica sobre a pesquisa.

Agradecemos a participação de todos!

Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
Seção de Acompanhamento de Pessoas