Programa Mães do Judiciário

O que é

Constituído de encontros e apoio virtuais destinados às servidoras e às magistradas mães, acolhimento e carinho extensivo aos filhos e à família, integra o Programa de Qualidade de Vida no PJSC - Você em Foco.

Os momentos de integração revelam-se como uma visita carinhosa da instituição às mães, de valorização da dimensão humana, escuta empática e troca de experiências. Para além, promovem o diálogo sobre temas vinculados à maternidade e à carreira, inclusive sobre o trabalho não presencial.

Após a formação do vínculo, segue a interação entre mães de diversas unidades do Poder Judiciário de Santa Catarina, por meio de grupo virtual e também contato permanente com a equipe facilitadora, que é coordenada pela Diretoria de Gestão de Pessoas, com auxílio da Diretoria de Saúde, da Coordenadoria de Magistrados e de outras unidades.

Objetivos

  • Manter constante aproximação da Administração com as servidoras e magistradas mães;
  • Oferecer momentos de integração, diálogo, escuta empática, partilha de experiências e pertencimento, frente vivência da maternidade;
  • Fornecer maior acesso a informações relacionadas à vida funcional e à carreira,  inclusive sobre  o trabalho não presencial (teletrabalho e home office);
  • Conhecer as dificuldades/anseios das servidoras e magistradas mães;
  • Oportunizar às participantes momentos para que expressem sentimentos, pensamentos e emoções, visando contribuir para o bem-estar próprio e da família;
  • Coletar dados e planejar ações de sensibilização, a fim de promover conscientização dos direitos relativos à maternidade e à primeira infância;
  • Identificar novas demandas que possam nortear projetos futuros do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Equipe de Trabalho Intersetorial do Programa

A Equipe é composta por 1 (uma) servidora ocupante de cargo efetivo, com formação superior e lotada na Diretoria de Gestão de Pessoas, que coordenará os trabalhos; 4 (quatro) servidoras da Diretoria de Gestão de Pessoas; 2 (duas) servidoras da Diretoria de Saúde; 1 (uma) servidora da Diretoria-Geral Administrativa; 1 (uma) magistrada ou servidora da Coordenadoria de Magistrados; 1 (uma) magistrada ou servidora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; 1 (uma) magistrada do primeiro grau de jurisdição; e 1 (uma) servidora lotada no primeiro grau de jurisdição.

Como participar 

Os convites para os encontros, por videoconferência, são encaminhados às servidoras e às magistradas mães com filhos na primeira infância, especialmente àquelas advindas da licença-gestação/adoção, abertos a todas que queiram participar. As turmas são compostas por aproximadamente 8 participantes, de modo a proporcionar o tranquilo diálogo entre elas e com a equipe facilitadora. Após o aceite do convite encaminha-se o link para ingresso na sala, que poderá ser acessada via computador ou smartphone.

Os bebês/crianças e a família também são bem-vindos, de modo a não prejudicar a rotina e valorizar a integração.

Você também pode manifestar sua intenção de participação em nossos encontros por meio do formulário eletrônico. Nossa equipe fará contato para agendamento.

Mensagem da Equipe 

Utilizamos o potencial da comunicação acolhedora, da informação qualificada e da sensibilidade materna para entender e auxiliar as nossas colegas/mães que compõem o valoroso capital humano da instituição. É lindo poder conduzir um momento de integração tendo como norte as palavras maternidade, trabalho, valorização e inovação. Cada participante tem colocado o coração nesse propósito, especialmente aquelas mulheres que, no labor e nos seus lares, trabalham pela Justiça e se entregam pela humanidade.

Material de consulta e apoio às mães

Relatórios

Legislação

Mais informações

Diretoria de Gestão de Pessoas
Telefone: (48) 3287-7500