SerasaJud - Corregedoria-Geral da Justiça - Poder Judiciário de Santa Catarina
SERASAJUD
O que é
O Sistema SERASAJUD permitirá acesso à base de dados e sistemas informatizados da SERASA S.A.
As informações cadastradas no sistema Serasajud, pelos tribunais, são enviadas à Serasa Experian em dias uteis até às 19h (dezenove horas), em um processo acionado a cada 30 minutos. Após o atendimento da solicitação, um e-mail é enviado para o endereço eletrônico da Vara.
O sistema permite, por meio de "perfis", a configuração de hierarquia para as unidades/varas. Prevê a criação de usuários dentro de três grupos (Dirigente da Unidade, magistrado e Servidor Designado), assegurando que o usuários tenha acesso apenas às informações da unidade onde está cadastrado.
As seguintes funcionalidades estão disponíveis no sistema SERASAJUD:
- incluir restrição, levantamento temporário ou definitivo de restrição nos cadastros; e
- solicitar informações cadastrais e demais tipos de ordens judiciais, disponíveis no manual e sistema.
O Sistema SERASAJUD tem como objetivo atender as solicitações feitas pelo Poder Judiciário à SERASA. A utilização do sistema substitui o procedimento de emissão de ofício ou qualquer outro procedimento eletrônico de consulta, solicitações de informações ou de retirada de restrições cadastrais.
Como acessar
O acesso ao Sistema da SERASAJUD é com login e senha do certificado digital.
Caso algum usuário, que se enquadre nos perfis de Dirigente (chefe de cartório, secretário do JESP e secretário do órgão julgador) e Magistrado, não possua cadastro ou precise atualizar alguma informação do seu cadastro, basta encaminhar um e-mail para serasajud@br.experian.com, informando os seguintes dados:
Perfil 1. DIRIGENTE: Servidor responsável pela Vara (Diretor/ Escrivão/Chefe de Secretaria/etc.) – apenas um por Unidade;
Nome:
CPF:
Perfil 2. MAGISTRADO: Juízes.
Nome:
CPF:
Comarca:
Vara:
E-mail institucional da vara:
Perfil 3. Servidor Designado
Nome:
CPF:
- Acesso ao sistema SERASAJUD 1.0 e 2.0
- Manual do Sistema SERASAJUD 1.0
- Manual do SERASAJUD 2.0
- Comunicado novo SERASAJUD
Legislação
- Termo de Cooperação Técnica n. 15/2019 - CNJ e SERASA S.A
- Termo de Cooperação Técnica n. 020/2014 -CNJ e SERASA S.A.
- Termo de Adesão do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina
- Provimento CGJ n. 15/2015
- Resolução GP n. 41/2016
- Comunicado CGJ n. 151/2016
-
Comunicado CGJ n. 203/2019 - dispõe sobre a utilização obrigatória da ferramenta SerasaJUD e a sua parametrização "para que, prescritos os 5 anos, toda anotação de ação (de relação de consumo) seja excluída" automaticamente da base, de forma que, nesses casos, "não há necessidade de controlar a baixa das restrições".
- Circular CGJ n. 151/2020 - Consultas sobre endereços e bens no âmbito processual - Sistemas eletrônicos auxiliares - Apresentação de seus principais aspectos - Preferência por sua utilização.
- Circular CGJ n. 26/2022
Mais informações
Telefone: (11) 2608-5510